quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Petrus Logus: O Guardião do Tempo - Augusto Cury

Título: Petrus Logus: O Guardião do Tempo
Autor: Augusto Cury 
Páginas: 296
Editora: Saraiva
Ano: 2014
Minha Classificação: ✬ 4,5 estrelas
Período de Leitura: finalizado em 07/01/2021

Sinopse: Com o colapso dos recursos naturais, a humanidade foi obrigada a lutar por sua sobrevivência, e após a Terceira Guerra Mundial e uma reestruturação social, o Reino de Cosmus surgiu em todo o seu esplendor. Com a certeza de que o progresso e o mau uso da tecnologia causaram a destruição do mundo, os governantes de Cosmus proibiram a propagação do conhecimento, abolindo os livros e as escolas. É nesse cenário que se passa a história de Petrus Logus, o Guardião do Tempo, lançamento da Editora Saraiva e estreia de Augusto Cury na literatura juvenil.

No centro da trama está Petrus, filho do rei Apolo, soberano de Cosmus, um jovem apaixonado pelo conhecimento e sem talento para lutas e embates físicos. Educado pelo sábio Malthus para ser um líder justo e generoso, o príncipe começa a questionar o governo do pai, expondo as injustiças sociais e contestando as posições ditatoriais. Seu senso de justiça o leva a conviver com camponeses, algo proibido para um nobre, e no meio daqueles conhece o verdadeiro amor: a jovem Nátila.

Sua atitude contestadora o coloca em situações de risco, já que os conselheiros do rei o vêem como uma ameaça à hegemonia do reino e um rebelde que pode fazer o povo se levantar contra os nobres. E, por questionar uma das decisões tomadas por Apolo, Petrus sofre a maior condenação de Cosmus: é obrigado a vestir a temida Máscara da Humilhação.

A máscara deixa fortes cicatrizes físicas e emocionais no jovem príncipe, mas não o enfraquece. Ao contrário. Para continuar sua luta contra as injustiças, Petrus vai precisar domar uma fera, que mal sabe ele, poderá tanto destruí-lo quanto salvá-lo.

Minha Opinião: Quando comprei esse livro confesso que nem imaginava exatamente do que se tratava, me simpatizei com ele e peguei. Ele ficou por alguns aninhos parado na minha estante até que eu enfim sentisse que queria lê -lo e agradeço por só ter lido agora.
Acho que diante de tudo que estamos passando no mundo depois do ano que foi 2020, um livro com essa carga de reflexão, de sentimento, de humanidade era TUDO o que eu precisava. 
Esse livro mostra o quando a ganância, o poder, a falta de amor e compaixão ao próximo pode destruir pessoas, Augusto Cury sabe trabalhar e falar sobre emoções e sentimentos como ninguém.
Fiquei presa do início ao fim nessa leitura e não sabia que tinha continuação, mas preciso dela urgentemente. 

Recomendo que seja lido por todos, é uma história que mistura realidade com fantasia de uma forma apaixonante e maravilhosa.

Só quero deixar um adendo pois, só depois que comecei a ler vi que o livro se tratava de uma série, o segundo já foi publicado porém, não acho nada em relação ao terceiro livro, o que me deixou bem chateada, pois, gosto de iniciar leituras de séries e terminá-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário