sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Censura: O Começo

Oi, bonitos, tudo bem?

Hoje vim falar de um assunto extremamente sério e, para mim, necessário.

Acredito que todos que vivem nesse mundo literário esteja, cientes do que aconteceu ontem e hoje na bienal do livro, sobre no início a especulação de CENSURA em relação a uma HQ da Marvel por conter uma cena de beijo LGBTQ +.


Mas, caso vocês não tenham ouvido falar vou explicar, o que ocorreu foi que o prefeito Marcelo Crivela (RJ),  determinou que a história em quadrinhos "Vingadores: A cruzada das crianças" fosse recolhida da Bienal do Livro, no Riocentro. Em um vídeo publicado em sua redes sociais na quinta-feira (05), o prefeito afirma que a HQ de super-heróis tem "conteúdo sexual para menores"e alega que a ação é para "proteger" as crianças que frequentam o evento. Na HQ, dois dos personagens da saga são namorados e aparecem se beijando (conforme imagem abaixo).



 Para finalizar, o ocorrido, a organização da Bienal afirmou que não recolheria nenhum exemplar, “pois o conteúdo não é impróprio e nem pornográfico”. E a HQ da Marvel se esgotou na manhã desta sexta-feira (6), em menos de 40 minutos após a abertura do evento.

A Bienal também reafirma sua posição como espaço livre de ideias, e que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados”.

Agora vamos conversar sobre isso:

Todo esse ocorrido gerou muita polêmica, pois, de um lado vi muitas pessoas concordando com a atitude desse homem, achando que é isso mesmo que deve ser feito, que somente dessa forma poderemos salvar as crianças, como se a homossexualidade fosse algo abominável.

E de outro lado, vejo pessoas lutando pelo nosso direito de liberdade de expressão, de termos o livre arbítrio de podermos escolher o que vamos ver, o que vamos ler e o que queremos consumir.

E é claro que eu não poderia me calar, que eu tinha que me posicionar contra essa atitude que ao meu ver é ABSURDA, DESRESPEITOSA e PRECONCEITUOSA, estou chocada até agora pois, em pleno ano de 2019 ainda temos pessoas que defendem o preconceito, que apoiam a intolerância, meu Deus, como é possível?
É simples gente, se você não gosta de livros com essa temática, não compre, não leia, mas de maneira alguma, tente impedir que outros tenham acesso. Todos temos direito de escolher o que queremos consumir e caso esse livro ou qualquer outro seja algo que não lhe agrade, SEGUE O BAILE QUERIDO, não leia, mas não tente impedir que outras pessoas tenham acesso a isso.
Os livros em geral tem sido muito atacados nesse desgoverno que estamos vivendo, e sinceramente esse foi mais um passo para o fim, estamos chegando em um ponto que querem a todo custo nos tirar aquilo que traz conhecimento, aquilo que nos faz pensar. Não podemos JAMAIS deixar que nos CENSUREM, que nos CALEM e que nos impeçam de sermos LIVRES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário