sexta-feira, 1 de março de 2019

Como eu era Antes de Você - Jojo Moyes

Título: Como eu era antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Minha Classificação: 5 estrelas Favorito
Período de Leitura: 25/02/2019 à 27/02/2019

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Olá bonitos, todo bem?
Hoje vim falar sobre esse livro que estava enrolando para ler e finalmente dei uma chance.
Vou fazer nele também um diário de leitura.

Diário de Leitura:

Data 25/02/2019 - comecei hoje a leitura e já estou na página 88, o livro tem um ritmo bom de leitura, apesar da história ser muito conhecida por praticamente todos eu nunca me aprofundei muito nela, então muitas coisas foram surpresas pra mim.
A história é contada pelo ponto de vista da Louisa, uma jovem de 26 anos que não tem grandes ambições na vida, ela trabalha em uma pequena lanchonete a 6 anos e gosta muito do que faz é namora a 7 anos com Patrick e tem uma vida comum.
Logo no primeiro capítulo a protagonista é despedida do seu emprego e precisa com urgência achar outro pois, dia família depende da rende dela para sobreviver. Um adendo que faço em relação a família dela, não gosto muito do jeito como a tratam, posso estar enganada porém, mesmo que eles a amem e as vezes falar coisas brincando, sinto que ela se sente mal e inferior por causa disso. Os pais subestimam muito ela por ela nunca ter estudado, por ela gostar de fazer algo simples como trabalhar
A relação dela com o namorado Patrick ao meu ver é um grande fiasco e acredito que Louisa esteja caindo na real agora, ela se considera fora do padrão pois, tem umas curvas a mais, gosta de comer doce, não gosta de praticar muito exercício e tem seu jeito particular e peculiar de se vestir, e há 7 anos quando conheceu seu namorado ele era o tipo de cara que gostava muito de falar de esportes, mas bebia sua cerveja , comia chocolate e não era obcecado com sua aparência, o que não ocorre mais, pois, agora ele é corredor pelo que é contado pela Lou ele vive obcecado pela sua aparecendo atlética, você pensando em maratonas e acaba que não dá a devida atenção (ou melhor nenhuma atenção) pra ela e a julga o fato dela não ter uma carreira promissora para seguir pois, ele é um grande empreendedor.
Nesses capítulos que li, senti que muitos julgam a Lou mas não se colocam no lugar dela sabe, não tentam compreende-la e acabam sabotando a auto estima dela, acredito que isso molda um pouco a personalidade dela.
Mas voltando ao foco do livro, devido precisar urgentemente de um emprego e ter tentado em diversos lugares e não ter se encaixando em nada, Lou vai tentar a vaga de cuidadora de um moço tetraplégico que precisa de um "acompanhante" pois, devido sua deficiência precisa de ajuda para algumas coisas básicas, como comer, alguém para dar os remédios no horário certo, colocar filmes para ele, etc.
Nesse caso, nossa protagonista aceita o emprego e conhece Will um homem ríspido e amargo que faz questão de toda vez mostrar a ela que sua companhia para ele não é bem vinda, Lou se sente rejeitada por mais uma pessoa mas, o salário é bom e ela precisa aguentar a pressão.
no café, e estar triste por ter perdido o emprego, achando que ela não tem mais capacidade pra fazer nada, como se ela fosse a inútil sabe? Sempre comparam ela com a irmã mais nova, que é mais inteligente, foi a universidade mas que infelizmente não terminou a faculdade por ter engravidado.

" - Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita ajuda. - Disse ela."

Data 26/02/2019: Cheguei hoje na página 232 e achei muito diferente o livro tratar sobre assuntos como a eutanásia e as condições de vida de uma pessoa tetraplégica as dificuldades e os dois lados de toda essa história.
Porque toda história tem dois lados não é mesmo?

" Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender."

Ontem não falei muito da história do Will, então vou conta-la um pouco agora: Will é um homem de 35 anos que tinha a vida super ativa, um homem de negócios bem sucedido, amava viajar, praticar esportes, viver grandes aventuras e em um dia chuvoso em um terrível acidente isso foi tirado dele.
Com o acidente Will ficou tetraplégico e acabou perdendo a perspectiva de vida, não tem mais vontade de viver e isso faz com que ele se torne um homem que sofre com sua atual condição.

Em relação a família da Lou, eu comecei a gostar mais deles, acho que todas as famílias são um pouco assim mesmo. 

Data 27/02/2019: Leitura finalizada hoje e só consegui chorar nesses últimos capítulos. 
Nossa, que história triste.
Em relação aos acontecimentos da história não tenho mais muito a dizer pois, não quero revelar nenhum Spoiler a ninguém, mas, gostaria de falar que mesmo eu sabendo o final pois, já tinha ouvido falar dele por causa do livro e do filme terem feito muito sucesso, me emocionei muito e valeu muito a pena a experiencia de leitura.

" Poucas coisas ainda me fazem feliz e você é uma delas"

O livro tem muito a nos ensinar, os personagens são apaixonantes e cativantes e crescem muito durante a narrativa, nos emocionando e nos fazendo torcer pela felicidade deles.

Só digo uma coisa: LEIAM. 

" - Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama."

Nenhum comentário:

Postar um comentário